top of page

O sistema de saúde na Inglaterra

Mais conhecido como NHS (National Health Service) ele é o sistema de saúde público na Inglaterra, que é o equivalente ao SUS do Brasil

 

 

Este sistema é tão imenso que emprega 1.3 milhões de pessoas, e atende mais de 500 mil pacientes por dia e por esta razão ele é considerado a maior estrutura de saúde pública do mundo.

 

Quem poderá usufruir do serviço? 

 

  1. Residentes com residência permanente;

  2. Os refugiados e Solicitantes de asilo;

  3. Os estudantes matriculados em curso de no mínimo 15 horas semanais com visto válido por mais de seis meses, e seus familiares;

  4. Pessoas com permissão de trabalho (work permit)

Já para uma pessoa com visto de turista e estudantes com menos de seis meses de curso precisam ter um seguro de saúde internacional antes de deixar o Brasil para cobrir eventuais custos com despesas médicas.

 

Mesmo os imigrantes em situação irregular (ilegais), tem direito ao atendimento de emergência gratuito em qualquer hospital caso sofram um acidente ou estejam passando mal e para isso basta se dirigir ao setor de emergência de qualquer hospital (Accidents and Emergency Department) ou em um GP mais perto de sua casa que [e chamado de “Walk-in centre” para ser atendido.

 

Se caso você não fale inglês, vá com algum conhecido que possa te ajudar na tradução ou solicite um tradutor na recepção do GP e a disponibilidade de um profissional tradutor dependerá de ter um no momento do atendimento. Caso não tenha condições de se locomover, apenas ligue para o serviço de emergência discando 999 que uma ambulância irá te transportar para o hospital mais próximo.

Farmácias

 

A mais conhecida e a maior rede de farmácias é a Boots que está presente em toda parte do país (e possui preços accessíveis) e você encontrará praticamente tudo o que você precisar. Além dela há também a Superdrug e Lloyds Pharmacy e outras.

Use a facilidade das farmácias localizadas dentro dos grandes supermercados como Tesco e Asda que lhe dá praticidade já que você já poderá fazer as compras.

 

Um detalhe importante é que as farmácias daqui não vendem remédios que precisam de receita médica ao contrário do Brasil. Os antibióticos por exemplo só podem ser obtidos com a receita médica. porém uma variedade grande de remédios genéricos disponíveis nas prateleiras para a maioria dos problemas comuns que você poderá comprar sem necessidade da receita médica.

 

Em relação ao preços entre as farmácias, geralmente não varia muito, mas se você precisa de um medicamento muito caro, pesquise bem e verifique a possibilidade de o seu GP te passar uma receita médica.

Vale notar que quem está vindo para a Inglaterra e está sob medicação mas não tem o direito a se registrar em um GP, venha com estoque suficiente para o período de sua permanência. Caso você tenha conseguido se registrar, leve o seu medicamento para o GP, explique o problema e peça pela prescrição de um equivalente.

 

Para quem que está acostumados com os remédios do Brasil, é possível encontrar aqui medicamentos tão bons como os do Brasil ou até melhores e com sorte até mais baratos.

Os preservativos (camisinhas) são facilmente encontradas nas farmácias mas também podem ser obtidas gratuitamente em alguns postos de saúde como no Brasil.

Para conseguir comprar as pírulas anticoncepcionais, marque uma consulta com o seu GP para discutir a melhor opção para o seu caso. 

Maternidade

 

Saiba que o NHS cobre todo atendimento desde o pré-natal até o pós-parto gratuitamente para quem é registrado com eles. A primeira consulta deve ser feita com o GP que te indicará para o hospital local (você poderá mudar caso prefira um outro hospital). Há muitas mães brasileiras que resolvem ir para o Brasil para o parto, com medo da má reputação das maternidades inglesas o que não é verdade.

 

Isso também ocorre com mães vindas de outros países europeus onde o serviço de saúde público é melhor do que o inglês. 

Dentistas
 

Quem está registrado no NHS tem acesso a tratamento dentário a preços reduzidos. Idosos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com baixo rendimento não pagam por tratamento. Verifique no site do NHS onde achar um dentista mais próximo e que esteja aceitando novos pacientes.

 

Saiba que você conseguir um trabalho fixo e com contrato em uma empresa grnade, você terá um convênio odontológico que cobre as vezes e torno de 40% a 60% das suas despesas.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Registro no General Practicioner (GP)

 

Aconselhamos que assim que você chegar à Inglaterra e tiver um endereço fixo, procure o GP mais próximo da sua residência para se registrar com eles. A maneira mais simples é verificar no site do NHS e digitar o seu Post Code (CEP) para obter uma lista dos GPs da região.

 

Basta ligar para marcar uma consulta e verificar quais os documentos necessários para fazer o registro. Após preencher um cadastro, um médico te atenderá para um exame de rotina onde você deve declarar se tem ou teve algum problema de saúde.

 

Você receberá um cartão com o número do registro pelo correio.

Se você tiver algo mais sério, o GP te encaminhará para um médico especialista, seja em uma clínica ou seja em um hospital.

Aqui o sistema difere so sistema brasileiro onde você vai direto ao médico especialista, aqui você precisa primeiro passar pelo GP que fará uma avaliação para verificar a gravidade do problema, que em algumas vezes pode ser resolvido por ele mesmo no local.

 

Caso necessite de remédios, o GP ou médico especializado te dará as receitas médicas necessárias e é só você levar à uma farmácia (Pharmacy) ou mesmo às lojas Boots que vende produtos de higiene e remédios.

Normalmente os idosos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com baixo rendimento não pagam por medicamentos, entretanto verifique se você é isento ou não. A taxa para cada receita é em torno de £7.20

Plano de saúde particular

 

É bom lembrar que o plano de saúde é tão caro como os do Brasil. Mas é de praxe para a grande parte da população que se dirige ao NHS por confiar nos serviços prestados ou por não ter condições de pagar um plano privado.

 

Existem vários planos de saúde, então antes comprar qualquer plano de saúde particular, certifique-se do que tem e não tem direito, já que às vezes vale mais a pena utilizar os serviços disponíveis pelo NHS por ser gratuíto.

 

Uma ótima opção também é se a pessoa passa a trabalhar para uma empresa grande e com contrato, essa pessoa terá um convênio médico.

Home

--------------------------

Serviços

--------------------------

Imigração

--------------------------

Sua Viagem

--------------------------

Seu Guia

--------------------------

Sobre Nós

--------------------------

FAQ

--------------------------

Contate-nos

--------------------------

MBA e Escolas

--------------------------

Empregos

--------------------------

Classificados 

--------------------------

Vistos

--------------------------

Cidadania Européia

--------------------------

Notícias Atualizadas

--------------------------

Troca Reais por Libras

--------------------------

Passagem Aérea

--------------------------

O que Trazer?

--------------------------

 

O que é Londres?

--------------------------

Guia de Londres

--------------------------

Copyright © 2025    |   Inglês no Condomínio®   |   Facebook: London: Amor e Ódio    |    contato@inglesnocondominio.com.br

bottom of page